Avançar para o conteúdo principal

Palestra Libertem as Crianças – 17 de junho pelas 14:30H no Auditório do Rancho do Freixial

Dia 17 de junho pelas 14:30H no Auditório do Rancho do Freixial a urgência de brincar e ser ativo por Carlos Neto

«Estamos a criar crianças totós, de uma imaturidade inacreditável.»

Em 2015, esta afirmação do professor Carlos Neto tornou-se viral e fez o país acordar para a situação dramática das crianças de hoje. Em Portugal, escola e modelo de aprendizagem estão ultrapassados há muito, mas é lá que as crianças passam a maior parte do dia, fechadas dentro das salas de aula. Os períodos de recreio são cada vez mais curtos e os espaços de brincadeira padronizados, aborrecidos e pouco desafiantes. O trajeto casa-escola-casa, que antes era feito a pé juntamente com os colegas, passou a ser feito de carro. Os nossos filhos quase nem têm tempo para brincar, apenas aqueles minutos que se conseguem encaixar na agenda, por entre as inúmeras atividades extracurriculares.

Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças. Para este professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL), brincar é um assunto muito sério.

Como Brincamos por Cá
- Arte & Movimento Professora Tânia Lhera e Mara Simões
- Oficina da Cor - Ateliê artes plásticas Dina Fonseca

Organização e Inscrição
Porque a Associação de Pais das Escolas da Freguesia do Arrabal reconhece que a FALTA DE BRINCAR é “um caso muito sério” vem convidar TODOS os pais e encarregados de educação a ouvirem 4 especialistas de renome a sensibilizar para a importância de libertar as crianças e estimular com urgência o brincar e ser ativo, como pilar fundamental ao desenvolvimento infantil.

Destinatários:
- Pais e encarregados de educação de crianças que frequentam as escolas da freguesia*
- Profissional da área da educação, professor, assistente, direção de uma associação de pais do Agrupamento de Escola Correia Mateus ou da Fundação Santa Margarida do Arrabal







Comentários